PRÉ-IMPRESSÃO

A Pré-Impressão é uma fase importantíssima no processo de produção gráfica e pode ser compreendida como o conjunto de procedimentos e cuidados a serem adotados antes do processo de impressão em seu suporte (papel) final. Os processos de pré-impressão consistem na preparação de um arquivo finalizado para a obtenção de uma prova de impressão e caso a impressão seja offset será gerado as chapas também chamadas de CTP (Computer To Plate).

IMPRESSÃO

Impressão é a tarefa ou atividade de transferir para um suporte material (papel) um determinado conteúdo ou conjunto de palavras, textos, figuras, etc. armazenados em um formato digital para fins de comunicação.

Impressão Offset – É um processo de impressão indireto na qual a imagem é entintada na chapa (CTP) e transferida para a borracha e depois impressa no suporte (papel). Este tipo de impressão é muito utilizado para grandes demandas.

Impressão digital – É um processo de impressão no qual a imagem ou arquivo é gerada partir da entrada de dados digitais (arquivo) direto do computador para a impressora, além disso possui a flexibilidade para atender a pequenas demandas (baixas tiragens). 

ACABAMENTO E OU ENOBRECIMENTO
Acabamento e ou enobrecimento – São os últimos processos de um trabalho gráfico, no qual receberá o que chamamos de toque especial. Nesta etapa o impresso poderá receber diversos processos diferentes e ou combinados, como por exemplo: laminação BOPP (brilho, fosco, 3D, etc.), Verniz UV com ou sem reserva (brilho, fosco, textura, aromas, etc.), corte e vinco especial, colagem, hot stamp, Encadernação (capa dura), Empastamento, Wire-ô, vincos, dobras, grampo, refile final, shirink, Costura, etc.